NÃO DEIXE AS PESSOAS TE COLOCAREM NAS TEMPESTADES DELAS. COLOQUE-AS NA SUA PAZ. Buda.

NÃO DEIXE AS PESSOAS TE COLOCAREM NAS TEMPESTADES DELAS. COLOQUE-AS NA SUA PAZ. Buda.
"Por favor, para entrar aqui agora é preciso pés descalços e nenhuma armadura. Não existe tristeza em mais nenhum canto desta casa, tudo foi limpo e adornado com amor." Marla de Queiroz*****NÃO DEIXE AS PESSOAS TE COLOCAREM NAS TEMPESTADES DELAS. COLOQUE-AS NA SUA PAZ. Buda.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

 





Memória de Santa Dulce dos Pobres, primeira santa nascida no Brasil

1️⃣ Segunda filha do dentista Augusto Lopes Pontes, e de Dulce Maria, ao nascer em 26 de maio de 1914, em Salvador, a menina recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. O bebê veio ao mundo no bairro do Barbalho, em Salvador na Bahia.

A menina Maria Rita foi uma criança cheia de alegria, adorava brincar de boneca, empinar arraia e tinha especial predileção pelo futebol - era torcedora do Esporte Clube Ypiranga, time formado pela classe trabalhadora e os excluídos sociais.

2️⃣ Aos 7 anos, em 1921, perde sua mãe Dulce, que tinha apenas 26 anos.
A vocação para trabalhar em benefício da população carente teve a influência direta do pai. Aos 13 anos, passou a acolher mendigos e doentes em sua casa, transformando a residência da família.

3️⃣ Logo após a sua formatura como professora, entra então para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e adota, em homenagem a sua mãe, o nome de Irmã Dulce.
Em 1939, Irmã Dulce invade cinco casas na Ilha dos Ratos, para abrigar doentes que recolhia nas ruas de Salvador. Expulsa do lugar, ela peregrina durante uma década, levando os seus doentes por vários locais da cidade.

Por fim, em 1949, Irmã Dulce ocupa um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio, após autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa deu origem à tradição propagada há décadas pelo povo baiano de que a freira construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro. Já em 1959, é instalada oficialmente a Associação Obras Sociais Irmã Dulce.
 
O incentivo para construir a sua obra, Irmã Dulce teve do povo baiano, de brasileiros de diversos estados e de personalidades internacionais. No dia 7 de julho de 1980, Irmã Dulce ouvia do Papa João Paulo II, na sua primeira visita ao país, o incentivo para prosseguir com a sua obra.

Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos. No velório, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, políticos, empresários, artistas, se misturavam a dor de milhares de pessoas simples e anônimas.
mariadivinasilvaneiva Amém 🙏🙏🙏🙏
elianeoliveira2164 Santa Dulce Rogai por nós ⚘⚘⚘




Nenhum comentário: