NÃO DEIXE AS PESSOAS TE COLOCAREM NAS TEMPESTADES DELAS. COLOQUE-AS NA SUA PAZ. Buda.

NÃO DEIXE AS PESSOAS TE COLOCAREM NAS TEMPESTADES DELAS. COLOQUE-AS NA SUA PAZ. Buda.
"Por favor, para entrar aqui agora é preciso pés descalços e nenhuma armadura. Não existe tristeza em mais nenhum canto desta casa, tudo foi limpo e adornado com amor." Marla de Queiroz*****NÃO DEIXE AS PESSOAS TE COLOCAREM NAS TEMPESTADES DELAS. COLOQUE-AS NA SUA PAZ. Buda.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Hoje tenho que agradecer Deus por mais um ano de vida.



RETALHOS DE MIM!!!

No entardecer sentei alí naquele canto da sala ...
e peguei a minha caixa de costuras,
entre linhas tesouras agulhas e alfinetes,
encontro rendas, viêses e sinhaninhas ,alguns zippers, ou fecheclaires,
botoes. colchetes, fitilhos, lantejolas,vidrilhos,
alguns retalhos de tecidos de vestidos antigos,
Busquei no baú da minha mãe agulhas de crochet, e de tricots, encontrei varias receitas, e encontrei um livro da vovó,
cheio de receitas tradicionais da familia, daquelas receitas de 24 ovos,
epocas de poucas economias, e não precisava usar fermentos em pó,
encontrei tambem os sentimentos...
e comecei a fazer uma composição de tudo aquilo,
apanhei umas amostras soltas de tudo que faziam,
cores variadas, e fui montando algumas coisa que me desse motivo pra viver,
Não sou boa nisso... mas sempre fui afamada por querer saber de tudo,
e nao sabia de nada, apenas sempre me entusiamava a querer saber mais e mais,
pois um dia ainda pequenina sentei de frente á maquina de costura de minha mãe
e disse que iria costurar, toquei nos pedais levemente e
costurei a as pontas dos dedos, quantos ais....
Mas alí naquele meu momento tentei alinhavar...
lembrei me de uma obasan(vô japonesa, ) que me dizia
que as colchas de dormir deviamos nós ás mães
alinhavar com pontos de carinho pra agasalhar nossos filhos netos e bisnetos.
Fui juntando meus sorrisos com algumas lágrimas...
Usei linhas coloridas pra dar um toque especial ao coração...
Já muito sofrido...
Na bainha, costurei as rendas das lembranças...
Tristezas estampadas e algumas memórias...
Já que elas muitas vezes...
Deixaram-me sem chão...
Tarefa difícil escolher...
tantos retalhos, a serem emendados ,
Cada ponto a ser dado...
e de dedal no dedo...
com toda precisão costurei retalhos de mim...
Meus pensamentos foram longe..
Buscaram lembranças....
Por um segundo me distrai...
E acabei furando o dedo...
Mas doeu muito menos...
do que quando os costurei na maquina da mamãe..
ou talvez menos que as lembranças daquele passado...
que ficaram dentro das caixas e dos baus que eu tive que ficar com eles,
ninguem veio aqui buscar, e êles esperando que
um dia eu criasse coragem e fizesse uma colcha com o que sobrou de mim...
Consegui, e agora sei o que farei com o resto de minha vida,
vou olhar sempre prá esta minha obra prima
e saber que valeu a pena,com o meu passado e entender que
pude reinventar uma nova forma de viver feliz.
desconheço o autor

2 comentários:

Paloma disse...

Parabéns vó!
Te amo muito!!!
Saudades...

Paloma

Mãezinha disse...

Inha são lindas as suas mensagens! mas esta é uma das mais emocionantes que ja li. É o retrato de muitas vidas ja vividas.È mesmo uma mistura de retalhos, pedaços de sofrimentos,glorias, vitorias, alegrias,felicidades. Deus é perfeito,criador de tudo.Nestes muitos anos nós só temos que agradecer, nossos alinhavos . Parabens, hoje amanhã e sempre. Deus te abençôe. beijos