NÃO DEIXE AS PESSOAS TE COLOCAREM NAS TEMPESTADES DELAS. COLOQUE-AS NA SUA PAZ. Buda.

NÃO DEIXE AS PESSOAS TE COLOCAREM NAS TEMPESTADES DELAS. COLOQUE-AS NA SUA PAZ. Buda.
"Por favor, para entrar aqui agora é preciso pés descalços e nenhuma armadura. Não existe tristeza em mais nenhum canto desta casa, tudo foi limpo e adornado com amor." Marla de Queiroz*****NÃO DEIXE AS PESSOAS TE COLOCAREM NAS TEMPESTADES DELAS. COLOQUE-AS NA SUA PAZ. Buda.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Foto de Irene Sendler,seu destino esteve conectado com os mais fracos e mais pobres.



Hoje fez um mes que morreu Irene sendler.

Aos 12 de maio de 2008, aos 98 anos, faleceu Irena Sendlerowa, pseudônimo “Jolanta”. Nascida em 15 de fevereiro de 1910 em Otwock. Durante os estudos na Universidade de Varsóvia decididamente opôs-se às atidudes antisemitas entre os estudantes poloneses. Nos anos 30 trabalhou em instituições de assistência social levando ajuda aos pobres de Varsóvia. Durante a II Guerra Mundial, aproveitando a estrutura do Departamento de Assistência Social da Prefeitura da Cidade de Varsóvia, organizou ajuda para a população judaica. Cooperava também com a Associação Social Judaica.

Em 27 de setembro 1942, por iniciativa do Governo Polonês na Emigração, foi criado em Varsóvia o Comitê Temporário de Ajuda aos Judeus de Konrad Zegota (em 4 de dezembro o nome foi modificado para: Conselho de Ajuda aos Judeus “Zegota”, na qual entraram representantes das organizações políticas polonesas e judaicas), Irena Sendlerowa ocupou a direção do conselho do Departamento Infantil. Junto com os seus cooperadores do “Zegota” salvou mais de 2.500 crianças judias, organizando a saída delas do gueto de Varsóvia, garantindo-lhes documentos “arianos” e entregando as aos cuidados de famílias cristãs, abrigos para crianças ou asilos dirigidos por freiras. Todos os dias arriscava sua própria vida e a de seus próximos. Atuava também do movimento polonês de resistência. Em 1943 foi presa e torturada pela gestapo e posteriormente foi condenada a morte. Salva pela resistência polonesa, participou do Levante de Varsóvia como enfermeira. Após a guerra ajudou a criar abrigos para crianças e asilos para pessoas idosas.

Em 1965 foi condecorada pelo Instituto Yad Vashem com a medalha “Justa Entre as Nações do Mundo”, e em 1991 foi reconhecida como cidadã honorária do Estado de Israel. Em 2003 recebeu a mais alta condecoração polonesa – Ordem da Águia Branca e também o Prêmio Jan Karski “Pela Coragem e Coração”. Foi indicada duas vezes ao Prêmio Nobel pela Paz. Em 2007 o Senado da República da Polônia em especial resolução homenageou Irene Sendler e o Conselho de Ajuda aos Judeus. Neste mesmo ano ela for condecorada com a Ordem do Sorriso – mais importante condecoração concedida por crianças de todo o mundo. Michael Schudrich, Rabino Geral da Polônia disse sobre ela: „Não somente salvou as crianças judias, mas também salvou a alma da Europa”. Ela foi uma das maiores polonesas do século XX, pessoa de grande coração e modelo exemplar de cidadã.

Irena Sendler

Seu destino esteve conectado com os mais fracos e mais pobres
levando ajuda para os pobres de Varsóvia durante a guerra
arricando a vida, quando salvou crianças judias durante a ocupação.
Presa, torturada e dada como morta.
Sobreviveu a isto, continuando a ajudar e a dar certidões.
Suas mãos sempre foram às profundezas.

Membro do Movimento de Resistência Polaca, chefe do departamento infantil, do
Comitê de Ajuda para o povo Hebreu "Żegota", enfermeira no Levante de Varsóvia,
foi excelente organizadora, pedagoga e assistente social.
Recebeu para si uma árvore de Oliveira em Jerusalém, onde milhares de pessoas,
devem suas vidas a ela, e todas as gerações destes,
para as quais sua história será lembrada como exemplo e esperança.

Senhora da Ordem da Águia Branca, Justa entre as Nações do mundo
e cidadã honorável de Israel.
Duas vezes nomeada ao Prêmio Nobel da Paz.

Nós desejamos entregar em mãos da

Família e próximos

da Sra. Irene Sendler nossos mais sinceros pesâmes.
Nós nos unimos na dor para lamentar

Presidente da República da Polônia Lech Kaczyński e Esposa

Nenhum comentário: